O TEMPO MEDIDO PELO JUDICIARIO Ê DIFERENTE

Total de visualizações de página

VOCÊ APROVARIA ELIMINAR O CÁRCERE FEMININO?

quarta-feira, 23 de março de 2011

Interdição de celas

22/03/2011 - 15h47

Defensoria pede interdição de celas em São José do Rio Preto 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/892348-defensoria-pede-interdicao-de-celas-em-sao-jose-do-rio-preto.shtml
Publicidade
DE SÃO PAULO
A Defensoria Pública de São Paulo pediu à Justiça na sexta-feira (18) a interdição da carceragem da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São José do Rio Preto (438 km de SP). O pedido, divulgado nesta terça-feira, ainda será julgado.
Segundo a defensoria, a DIG tem capacidade para abrigar oito presos, mas uma inspeção contou 63 detentos.
O pedido de interdição foi feito após um laudo da polícia científica, solicitado pela defensoria, constatar condições degradantes dos presos na DIG. "As celas não têm janela, ventilação ou claridade adequadas; os banheiros não têm porta e ficam contínuos ao quarto; as paredes estão com infiltração e cheiram mofo", afirma o defensor público Leandro de Castro Silva.
Também foi constatado: ausência de local para banho de sol, proibição de visita de familiares e de entrada de alimentos e permanência de presos acima do prazo previsto.
Para Silva, o laudo atesta que "o prédio da DIG não conta com estrutura minimamente entrosada com a garantia da dignidade e dos direitos humanos. Ademais, tal unidade não é destinada ao recebimento de presos, em caráter permanente, apesar de ser a situação atualmente verificada".
Em julho do ano passado, a defensoria pediu a transferência de 20 mulheres que estavam presas irregularmente na DIG. Após o pedido, todas as mulheres foram transferidas para unidades femininas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

ACONTECE EM RIO CLARO

Incêndio atinge presídio feminino em RC
Publicado em 9/3/2011
Um incêndio atingiu a unidade do Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro no final da tarde desta quarta-feira (9). De acordo com a administração do local, ainda não é possível saber as causas, mas averiguou-se que o primeiro foco surgiu próximo à cozinha da unidade.



Cerca de 30 presas foram direcionadas para o estacionamento do plantão da Polícia Militar e por lá permaneceram até que os bombeiros realizassem os trabalhos de rescaldo.
Uma presa foi socorrida pela unidade de Resgate por ter inalado muita fumaça, outra detenta foi encaminhada para o hospital porque acabara de passar por uma cirurgia.

http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=148000306

quarta-feira, 9 de março de 2011

ACONTECE EM MATO GROSSO

02/03/2011
AÇÃO SOCIAL
AL promove Dia de Cidadania no presídio feminino
A iniciativa faz parte da programação do “Março Sempre Mulher”
SANDRA COSTA - Assessoria
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Sala da Mulher e do Espaço Cidadania, juntamente com o MT Mamma, vai realizar nesta quinta-feira (03.03) um Dia de Cidadania no presídio feminino Ana Maria do Couto May.  A iniciativa faz parte da programação do “Março Sempre Mulher”, que realizado pela Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, em parceria com os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Amanhã a abertura será às 8h e na sequência as reenducandas ouvirão as palestras “Como criar a paz em uma cultura de medos”, com Dr. Bruno Lima/MTMamma e “Câncer de Mama: a informação que salva”, com Dr. Marcelo Mendes/MTMamma. Também serão confeccionados documentos gratuitos e as reeducandas terão acesso a atendimento e orientação jurídica.
À tarde, ainda será ministrada a palestra “Câncer de Mama: se toque!”, com Dr. Luiz Fernando C. de Barros/MTMamma. Já a editora Carline & Caniato e o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Clóvis Matos farão doações de livros para a biblioteca do presídio.  E a partir das 16h, haverá show com “Dois a Um” e a cantora regional Flor Morena. Pela segunda vez, a Sala da Mulher faz este trabalho junto às reeducandas.
A coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, fez questão de participar dos eventos, pois entende que a participação do setor político é fundamental em busca e conquista de políticas públicas às mulheres. 
MARÇO SEMPRE MULHER - Ontem, foi feito o lançamento do “Março Sempre Mulher”, que tem extensa programação ao longo deste mês. O evento é realizado pela Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, em parceria com os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
As secretarias e instituições envolvidas estarão juntas durante todo o mês em atividades que focam a realidade e a vida da mulher, indo das discussões pelo combate à violência até as sociais, trabalhistas, culturais e assessoria jurídica. “Enfrentamento não se restringe à questão do combate, mas compreende também as dimensões da prevenção, da assistência e da garantia de direitos das mulheres” concluiu a superintendente Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso, Ana Emília Sotero Brasil.
Confira abaixo a programação do “Março Sempre Mulher”:

DIA DA CIDADANIA
8:00 – Abertura Solene – presença da Superintendente, da Coordenadora da Sala da Mulher, do MTMAMMA
8:30 – Palestra: Como criar a paz em uma cultura de medos” – Dr. Bruno Lima/MTMamma
10:00- Palestra: “Câncer de Mama: a informação que salva”, Dr. Marcelo Mendes/MTMamma
11:30 – Almoço
14:00 – Palestra: “Câncer de Mama: se toque!”, Dr. Luiz Fernando C. de Barros/MTMamma
15:30 – Entrega de Livros para a biblioteca da unidade feminina Clóvis Matos e Ramon Carlini
16:00 – Encerramento atividades – Apresentação do grupo Dois a Um e da cantora Flor Morena
Ação da OAB-MT
Comissão da Mulher OAB MT
04 / 03
09h às 11h30 – Presídio Feminino Ana Maria do Couto May
Palestra: Os Aspectos Fundamentais do Direito de Família
Dra. Ana Lúcia Ricarte

Ação do Poder Executivo
Secretaria de Estado de Saúde
04/03
08h – Seminário Estadual de Atenção Integral às Vítimas de Violência Doméstica e Sexual
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
SEEL - Lançamento dos Jogos da Melhor Idade – a ser realizado no segundo semestre de 2011 e que passará a compor o calendário oficial de Jogos realizados pela SEEL.
10/03
Câmara Técnica Estadual do Pacto e SENAC
15h – Presídio Feminino Ana Maria do Couto May

Assinatura do Termo de Parceria para curso de capacitação às reeducandas.
Ação do Ministério Público Estadual
11/03
09 h – Auditório Cloves Vetoratto


Assinatura do Termo de Parceria entre SETECS, SEJUDH e MPMT
11/ 03
Comissão da Mulher OAB MT
09h às 11h30 – Presídio Feminino Ana Maria do Couto May
Palestra: Os Aspectos Fundamentais do Direito de Família Dra. Ana Lúcia Ricarte
Ação do Poder Judiciário
Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá
18/03 e 25/03
09h às 11:30h – Auditório do Fórum Cível de Cuiabá
Roda de Conversa com mulheres vítimas de violência
Ação do Poder Executivo
Secretarias de Estado de Saúde, Planejamento, Cultura, Esporte e Lazer e outras realizarão diversas atividades
27/03
09h às 17h – Parque Mãe Bonifácia
Domingo da Família
Ação da Defensoria Pública Estadual
01 a 31 de março
Mutirão no Presídio Feminino Ana Maria do Couto May em Cuiabá, Mato Grosso
Encerramento MARÇO SEMPRE MULHER
31/03
15h – Cine Teatro Cuiabá

sábado, 5 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Campanha de Combate à Violência à Mulher

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, pela Comissão da Mulher Advogada, celebrará o Dia Internacional da Mulher (08 de março) com dois eventos. No próximo dia 16 de março será lançada a “Campanha de Combate contra a Violência à Mulher”, no salão nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 – 1º andar), às 19 horas.
“A campanha contra a violência à mulher é muito importante. Tem como foco os cinco anos da Lei Maria da Penha e a necessidade de conscientização da sociedade a respeito do tema. Infelizmente, mesmo com a lei garantindo a proteção da mulher, ainda muitas são vítimas de violência”, afirma Fabíola Marques, conselheira Seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada.
Fabíola Marques destaca, ainda, resultado de pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc, que apontou que cinco mulheres são agredidas a cada dois minutos. Há dez anos, eram oito mulheres no mesmo período. A pesquisa foi feita no ano de 2010, em 25 estados brasileiros, através de depoimentos de mais de 2300 mulheres e cerca de 1200 homens.
Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB SP, ressalta a necessidade da campanha, uma vez que a maior parte dos casos envolvendo violência contra mulheres não ocorre nas ruas, nem é promovida por desconhecidos. A violência é, predominantemente, doméstica e praticada “por maridos, companheiros, namorados e outros homens com graus de parentesco sanguíneo ou por afinidade”, diz D’Urso.
No dia 26 de março, haverá outro evento: a OAB SP promoverá, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, um debate sobre Liderança Feminina, que reunirá significativas figuras políticas e jurídicas. O debate acontecerá no Teatro Gazeta (Avenida Paulista, 900), a partir das 8h30’.
A abertura será realizada por Fabíola Marques e por Eloísa de Sousa Arruda, secretária estadual de Justiça e Cidadania. Serão discutidos temas como “Crimes Passionais”, “Violência na Periferia”, “Questões de gênero e suas representações”, “Diversidade e inclusão social”, “Saúde da mulher e preconceito”, entre outros. Estima-se que o evento reúna mais de mil advogadas.
Mais informações na página da OAB SP: http://www.oabsp.org.br/noticias/2011/02/25/6768

quarta-feira, 2 de março de 2011

Cadeia feminina de Poá será desativada em abril

Matéria publicada em 02/03/11
Agora vai
Cadeia feminina de Poá será desativada em abril
Bras Santos
Da reportagem local
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou, na tarde de ontem, que a cadeia feminina de Poá será desativada a partir de abril deste ano. "O governo do Estado pretende tirar, o mais rapidamente possível, os presos das delegacias. Nossa meta é transferir os presos e as presas para penitenciárias e desativar as carceragens das delegacias. Nós vamos começar com as mulheres (existem cerca de 3 mil presas em delegacias no Estado). A penitenciária feminina de Tremembé (no interior) ficará pronta em abril e as presas de Poá serão as primeiras transferidas para este novo estabelecimento prisional", destacou o governador.
Ao longo de 2010, lideranças políticas de Poá, especialmente a vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), cobraram uma ação efetiva do governo do Estado para o fechamento da cadeia feminina de Poá que, nos últimos anos, esteve sempre com a sua lotação esgotada.

Cidadania no presídio feminino

3/2/2011 - 16:35

  
 
Seu navegador não oferece suporte para quadros embutidos ou está configurado para não exibi-los.

 
AÇÃO SOCIAL
 
AL promove Dia de Cidadania no presídio feminino

A iniciativa faz parte da programação do “Março Sempre Mulher”
 

 A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Sala da Mulher e do Espaço Cidadania, juntamente com o MT Mamma, vai realizar nesta quinta-feira (03.03) um Dia de Cidadania no presídio feminino Ana Maria do Couto May. 

A iniciativa faz parte da programação do “Março Sempre Mulher”, que realizado pela Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, em parceria com os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Amanhã a abertura será às 8h e na sequência as reenducandas ouvirão as palestras “Como criar a paz em uma cultura de medos”, com Dr. Bruno Lima/MTMamma e “Câncer de Mama: a informação que salva”, com Dr. Marcelo Mendes/MTMamma. Também serão confeccionados documentos gratuitos e as reeducandas terão acesso a atendimento e orientação jurídica.

À tarde, ainda será ministrada a palestra “Câncer de Mama: se toque!”, com Dr. Luiz Fernando C. de Barros/MTMamma. Já a editora Carline & Caniato e o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Clóvis Matos farão doações de livros para a biblioteca do presídio.  E a partir das 16h, haverá show com “Dois a Um” e a cantora regional Flor Morena. Pela segunda vez, a Sala da Mulher faz este trabalho junto às reeducandas.

A coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, fez questão de participar dos eventos, pois entende que a participação do setor político é fundamental em busca e conquista de políticas públicas às mulheres. 

MARÇO SEMPRE MULHER - Ontem, foi feito o lançamento do “Março Sempre Mulher”, que tem extensa programação ao longo deste mês. O evento é realizado pela Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, em parceria com os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

As secretarias e instituições envolvidas estarão juntas durante todo o mês em atividades que focam a realidade e a vida da mulher, indo das discussões pelo combate à violência até as sociais, trabalhistas, culturais e assessoria jurídica.

“Enfrentamento não se restringe à questão do combate, mas compreende também as dimensões da prevenção, da assistência e da garantia de direitos das mulheres” concluiu a superintendente Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso, Ana Emília Sotero Brasil.

Confira abaixo a programação do “Março Sempre Mulher”:
DIA DA CIDADANIA
8:00 – Abertura Solene – presença da Superintendente, da Coordenadora da Sala da Mulher, do MTMAMMA
8:30 – Palestra: Como criar a paz em uma cultura de medos” – Dr. Bruno Lima/MTMamma
10:00- Palestra: “Câncer de Mama: a informação que salva”, Dr. Marcelo Mendes/MTMamma
11:30 – Almoço
14:00 – Palestra: “Câncer de Mama: se toque!”, Dr. Luiz Fernando C. de Barros/MTMamma
15:30 – Entrega de Livros para a biblioteca da unidade feminina Clóvis Matos e Ramon Carlini
16:00 – Encerramento atividades – Apresentação do grupo Dois a Um e da cantora Flor Morena
Ação da OAB-MT
Comissão da Mulher OAB MT
04 / 03
09h às 11h30 – Presídio Feminino Ana Maria do Couto May
Palestra: Os Aspectos Fundamentais do Direito de Família
Dra. Ana Lúcia Ricarte

Ação do Poder Executivo
Secretaria de Estado de Saúde
04/03
08h – Seminário Estadual de Atenção Integral às Vítimas de Violência Doméstica e Sexual
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
SEEL - Lançamento dos Jogos da Melhor Idade – a ser realizado no segundo semestre de 2011 e que passará a compor o calendário oficial de Jogos realizados pela SEEL.
10/03
Câmara Técnica Estadual do Pacto e SENAC
15h – Presídio Feminino Ana Maria do Couto May

Assinatura do Termo de Parceria para curso de capacitação às reeducandas.
Ação do Ministério Público Estadual
11/03
09 h – Auditório Cloves Vetoratto


Assinatura do Termo de Parceria entre SETECS, SEJUDH e MPMT
11/ 03
Comissão da Mulher OAB MT
09h às 11h30 – Presídio Feminino Ana Maria do Couto May
Palestra: Os Aspectos Fundamentais do Direito de Família Dra. Ana Lúcia Ricarte
Ação do Poder Judiciário
Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá
18/03 e 25/03
09h às 11:30h – Auditório do Fórum Cível de Cuiabá
Roda de Conversa com mulheres vítimas de violência
Ação do Poder Executivo
Secretarias de Estado de Saúde, Planejamento, Cultura, Esporte e Lazer e outras realizarão diversas atividades
27/03
09h às 17h – Parque Mãe Bonifácia
Domingo da Família
Ação da Defensoria Pública Estadual
01 a 31 de março
Mutirão no Presídio Feminino Ana Maria do Couto May em Cuiabá, Mato Grosso
Encerramento MARÇO SEMPRE MULHER
31/03
15h – Cine Teatro Cuiabá


 
Fonte: Assessoria